Logo que cheguei, achei bem estranho encontrar um pastor convidado para pregar tanto pela manhĆ£ quanto a noite, porĆ©m o que mais me impressionou foi o conteĆŗdo da mensagem matutina ā certamente nĆ£o por sua exatidĆ£o bĆblica ā cujo tĆtulo foi
āVivendo como igreja os propĆ³sitos de Deus ā Por que uma igreja dirigida por PROPĆSITOS?ā
Simplificando tudo, era a introduĆ§Ć£o de “Uma Igreja com PropĆ³sitos”ā¦ e bem estranhos por sinal!
Aquele domingo, 30 de janeiro de 2005, foi uma data muito emblemĆ”tica, pois se comemorava o aniversĆ”rio da Igreja da qual um dia fui membro e, pensando bem, foi seu Ćŗltimo, porque tambĆ©m foi a celebraĆ§Ć£o de seu ingresso definitivo na profetizada era de LaodicĆ©ia, tornando-se reles e apĆ³stata empresa eclesiĆ”sticaā¦
Curiosamente tambĆ©m se comemorava o Carnaval e o mundo seguia sua vocaĆ§Ć£o natural ao esquecimento de Deus atravĆ©s de sexo, Ć”lcool, evocaĆ§Ć£o de entidades e Ćdolos e em nome de uma āalegriaā fugaz, insana e sem razĆ£o de ser: imoralidades e aberraƧƵes que nem mil āquartas-feiras de cinzasā poderiam justificar!
Nessas horas consigo ter uma levĆssima noĆ§Ć£o da verdadeira extensĆ£o do amor de Deus, por nĆ£o destruir de imediato esse mundoā¦ como fez com Sodoma e Gomorra.
Enquanto SatanĆ”s estava sendo adorado pelas ruas, minha preocupaĆ§Ć£o maior era com a Igreja e passei um bom tempo tentando entender como aquele conteĆŗdo tĆ£o pernicioso havia entrado em “minha Igreja” ā Batista, pertencente a convenĆ§Ć£o! ā local onde cresci, conheci a Palavra de Deus e considerava como meu segundo lar, mantendo comunhĆ£o vertical e horizontal sem maiores problemas.
ApĆ³s uma semana escrevi esse artigo para afirmar, sem medo algum, que empresa eclesiĆ”stica alguma pode salvar alguĆ©mā¦
Porque pela graƧa sois salvos,
(EfĆ©sios 2:8-9 – ACF)
por meio da fƩ;
e isto nĆ£o vem de vĆ³s, Ć© dom de Deus.
NĆ£o vem das obras, para que ninguĆ©m se glorie.
Tenho de confessar que nĆ£o sou nenhum Sherlock para ter, logo de inĆcio, desconfiado da operaĆ§Ć£o de erro: foi a mais absoluta coincidĆŖncia ā se Ć© que isso existe ā que, ao ler a BĆblia com minha esposa na noite anterior, tivĆ©ssemos nĆ£o apenas nos deparado, mas nos aprofundado debatendo o significado, sentenƧa a sentenƧa, de 1 Pedro 1:17, passagem teoricamente utilizada em um dos slides ā lĆ” pelo meio da apresentaĆ§Ć£o ā e cuja deturpaĆ§Ć£o grotesca nĆ£o pĆ“de passar despercebida.
Masā¦ o que houve, afinal, para que eu ficasse tĆ£o mal por tanto tempo?
Seria fĆ”cil demais simplesmente colocar uma sĆ©rie de adjetivos bĆblicos aqui e deixar tudo enigmĆ”tico o suficiente para que os leitores pudessem apenas imaginar o que ocorreu, mas o Senhor Ć© tĆ£o bom que me permitiu tambĆ©m ter sido o “garoto do computador” escalado naquela manhĆ£ e, devidamente autorizado, poder colher o material direto da fonte!
ApĆ³s boa pesquisa e muitas descobertas, Ć© este o conteĆŗdo que passo a apresentar e analisar a luz das Escrituras a partir de agora para, ao final, oferecer uma conclusĆ£o que poderĆ” ou nĆ£o ser refutada por vocĆŖā¦ desde que com a devida base bĆblica.
FORJANDO UM TERMO
Para responder Ć pergunta formulada no tĆtulo da palestra ā Por que uma igreja dirigida por PROPĆSITOS? ā, desde o primeiro slide se faz necessĆ”rio tanto deturpar quanto tirar o texto bĆblico de seu contexto.
Vamos conseguir entender melhor, observe a imagem e compare com a passagem bĆblica original e dentro do contexto:
E Jesus, respondendo, disse-lhe:
(Mateus 16:17-19 – ACF)
Bem-aventurado Ć©s tu, SimĆ£o Barjonas,
porque to nĆ£o revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que estĆ” nos cĆ©us.
Pois tambƩm eu te digo que tu Ʃs Pedro,
e sobre esta pedra edificarei a minha igreja,
e as portas do inferno nĆ£o prevalecerĆ£o contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos cƩus;
e tudo o que ligares na terra serƔ ligado nos cƩus,
e tudo o que desligares na terra serƔ desligado nos cƩus.
Essa referĆŖncia Ć edificaĆ§Ć£o nos remete diretamente a outra significativa passagem onde podemos ler:
CĆ¢ntico dos degraus, de SalomĆ£o.
(Salmos 127:1-2 – ACF)
SE o SENHOR nĆ£o edificar a casa, em vĆ£o trabalham os que a edificam;
se o SENHOR nĆ£o guardar a cidade, em vĆ£o vigia a sentinela.
InĆŗtil vos serĆ” levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pĆ£o de dores,
pois assim dĆ” ele aos seus amados o sono.
Ć importante destacar que minhas pesquisas tĆŖm base na āEdiĆ§Ć£o Corrigida e Revisada, Fiel ao Texto Original de JoĆ£o Ferreira de Almeidaā ā vulgo “Almeida Corrigida e Fiel, sigla “ACF” ā e, mesmo parecendo apenas um detalhe, isso logo se revelarĆ” um fator de extrema relevĆ¢ncia.
PorĆ©m voltemos Ć linha de raciocĆnio central e de mais uma questĆ£o que se apresenta: qual a ligaĆ§Ć£o entre essa pequena partĆcula onde Cristo afirma que edificarĆ” sua Igreja e a chamada āigreja com propĆ³sitosā?
Sem nenhuma resposta evidente, passemos Ć leitura do texto original da segunda citaĆ§Ć£o:
Ouve o conselho, e recebe a correĆ§Ć£o, para que no fim sejas sĆ”bio.
(ProvĆ©rbios 19:20-21 – ACF)
Muitos propĆ³sitos hĆ” no coraĆ§Ć£o do homem,
porƩm o conselho do SENHOR permanecerƔ.
VocĆŖ consegue perceber que na versĆ£o da palestra houve uma sutil manipulaĆ§Ć£o da palavra āpropĆ³sitoā, que saiu de uma posiĆ§Ć£o textual āmenos vantajosaā para se tornar destaque, inclusive em vermelho, no slide?
Por que alguƩm estaria querendo destacar especificamente essa palavra?
Por enquanto, nenhuma das duas citaƧƵes utilizadas funciona como justificativa para podermos afirmar que a chamada āigreja com propĆ³sitosā Ć© o “desejo de Deus”ā¦ aliĆ”s, tanto nĆ£o dizem claramente quanto nas entrelinhas: simplesmente nĆ£o dizem!
HĆ” os que pensarĆ£o ser apenas muita desconfianƧa de minha parte, mas ainda hĆ” bastante coisa a ser acrescentada.
Viu este outro slide?
Conseguiu perceber as substituiƧƵes sutis ā ou nem tanto ā que foram realizadas na descarada intenĆ§Ć£o de justificar algo que definitivamente nĆ£o estĆ” indicado no texto original?
Aquele que desceu Ʃ tambƩm o mesmo que subiu acima de todos os cƩus, para cumprir todas as coisas.
(EfĆ©sios 4:10-15 – ACF)
E ele mesmo deu uns para apĆ³stolos,
e outros para profetas,
e outros para evangelistas,
e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiƧoamento dos santos,
para a obra do ministĆ©rio, para edificaĆ§Ć£o do corpo de Cristo;
AtĆ© que todos cheguemos Ć unidade da fĆ©, e ao conhecimento do Filho de Deus,
a homem perfeito, Ć medida da estatura completa de Cristo,
Para que nĆ£o sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina,
pelo engano dos homens que com astĆŗcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor,
cresƧamos em tudo naquele que Ʃ a cabeƧa, Cristo.
Ć espantoso constatar que o slide manipula palavras para dar a entender que Ć© a “igreja com propĆ³sitos” que vai nos preparar para um estado tal qual o descrito ā maturidade espiritual, prevenĆ§Ć£o contra falsas doutrinas, etc. ā, porĆ©m basta lermos os versĆculos anteriores para compreender que Ć© āo aperfeiƧoamento dos santos” ā atĆ© que todos cheguemos Ć unidade da fĆ© conforme Cristo ā Ć© a Ćŗnica forma verdadeira de amadurecimento espiritual.
Minha lista de crĆticas aos mĆ©todos utilizados pelo senhor Rick Warren Ć© extensa, porĆ©m Ć© impressionante que os textos grifados em vermelho sejam as palavras āpropĆ³sitoā e ācresƧamosāā¦ e nĆ£o āCristoā!
Em primeiro lugar, o termo āpropĆ³sitoā foi colocado intencionalmente onde nĆ£o aparece no original e, mesmo encontrando justificativa pelas regras da lĆngua portuguesa, jĆ” nos permite antever a intenĆ§Ć£o, no mĆnimo subliminar, de seu autor.
SerĆ” que agora atĆ© esses sutis e sĆ³rdidos mĆ©todos psicolĆ³gicos passaram a ser ferramentas de Deus?
Sou obrigado a discordar com veemĆŖncia, pois hĆ” pontos que tornam a Psicologia e a Palavra de Deus mutuamente excludentesā¦ praticamente antĆteses! Veja:
- A Psicologia estĆ” centrada no homem; a Palavra de Deus estĆ” centrada em Deus.
- O objetivo da Psicologia Ć© a felicidade do indivĆduo; a Palavra de Deus nĆ£o garante felicidade a nenhum indivĆduo.
- A Psicologia ensina que todas as coisas na vida (incluindo Deus) tornam-se meios para um fim ā a felicidade da pessoa.
- A Psicologia ensina que a natureza humana Ć© basicamente boa; a BĆblia ensina exatamente o contrĆ”rio.
- A Psicologia ensina o relativismo, as respostas estĆ£o dentro de vocĆŖ mesmo, e as soluƧƵes para os problemas estĆ£o no passado ā novamente, a Palavra de Deus rejeita tudo isso.
Essa lista nĆ£o Ć© de minha autoria, mas foi escrita por Mack Dominick e estĆ” disponĆvel no site A Espada do EspĆrito: essa foi uma das informaƧƵes que mais me atordoou, pois a entĆ£o “Ministra de EducaĆ§Ć£o Religiosa” e esposa do pastor da igreja estava estudando justamenteā¦ Psicologia!
Numa estrita ordem cronolĆ³gica, esse texto deveria aparecer antes do “Uma Vida com PropĆ³sitos“, pois aqui estĆ” o registro de meu primeirĆssimo contato com as ideias de Rick Warren: atĆ© entĆ£o eu vinha me envolvendo, com a devida autorizaĆ§Ć£o e acompanhamento do pastor, com as publicaƧƵes supersticiosas e esotĆ©ricas dos “guerreiros espirituais” como Daniel Mastral e Rebecca Brownā¦
EntĆ£o, para alguĆ©m que praticamente se borrava de medo de perder a “cobertura espiritual”, ter de conversar sobre deturpaƧƵes bĆblicas com o “anjo da igreja” causava atĆ© dores fĆsicas: ninguĆ©m, em lugar nenhum, havia ensinado como se comportar ao descobrir que o seu amado pastor por mais de vinte anos estĆ” se tornando apenas mais um apĆ³stata ganancioso!
NĆ£o obstante tal choque de razƵes, creio que agora seria o momento de apresentar algumas outras caracterĆsticas absurdas da chamada āIgreja com PropĆ³sitosā transcrevendo alguns trechos do estudo de Mac Dominick chamado:
O PRAGMATISMO NA IGREJA
IGREJA COM PROPĆSITOS
Este termo foi inventado pelo pastor Rick Warren, da Igreja da Comunidade de Saddleback, no sul de Los Angeles.
A ideia Ć© que uma igreja deve colocar sua visĆ£o nos seus propĆ³sitos finais e estruturar sua metodologia de modo a alcanƧar esses propĆ³sitos: o termo ādirigida por propĆ³sitoā Ć© sinĆ“nimo de āorientada para resultadosā.
Em seu livro āUma Igreja com PropĆ³sitosā, Rick Warren relaciona o processo de se tornar ādirigida por propĆ³sitosā e, para os objetivos desta anĆ”lise, a palavra āresultadoā foi substituĆda por āpropĆ³sitoā, pois o significado Ć© o mesmo.
O plano dele Ć© como segue:
- Defina o resultado
- Exija o resultado
- Baseie as atividades de modo a alcanƧar o resultado
- Inicie o programa para alcanƧar o resultado (nesse caso, o resultado deve ser o crescimento exponencial da igreja).
De acordo com os āespecialistas em crescimento de igrejasā, a populaĆ§Ć£o (de um modo geral) estĆ” se tornando cada vez mais “espiritual”: a nova espiritualidade nĆ£o Ć© a espiritualidade coerente com os ensinos da Palavra de Deus, mas Ć© mais uma busca interior por felicidade, realizaĆ§Ć£o verdadeira e propĆ³sito na vida.
Os mesmos especialistas tambĆ©m revelam que o homem perdido sem-igreja mediano demonstra interesse e amizade em relaĆ§Ć£o a Deus, mas sente-se repelido pela igreja. Esse indivĆduo entĆ£o estĆ” buscando um caminho para Deus, mas quer evitar a igreja tradicional, achando que a igreja Ć© irrelevante e fracassou em atender Ć s necessidades de seus membros.
Ele acha que a igreja nĆ£o pode relacionar-se com ele onde vive e, portanto, nĆ£o consegue se sentir Ć vontade em um culto da igreja.
A despeito de todas as inibiƧƵes criadas pela igreja, ele ainda estĆ” buscando a Deus e a paz interior resultante que encontrar Deus trarĆ” Ć sua vida.
As conclusƵes naturais obtidas a partir desse dilema levam a uma condenaĆ§Ć£o da igreja por aqueles que desejam um novo paradigma: eles defendem a ideia que a falha nĆ£o Ć© do indivĆduo que estĆ” buscando a Deus e certamente nĆ£o Ć© do prĆ³prio Deus, portanto, de acordo com os proponentes do novo paradigma, o velho modo de āfazer igrejaā nĆ£o serve para o homem moderno.
O homem moderno estĆ” buscando realizaĆ§Ć£o e felicidade, mas aqueles que sĆ£o rĆgidos no modo antigo de pensar estĆ£o, na realidade, condenando a cultura atual por meio de uma completa falta de identidade e empatia com o mundo desse homem moderno.
Assim, hĆ” realmente a necessidade de um novo paradigma: um novo modo de pensar, e um novo modo de āfazer igrejaā que seja sensĆvel Ć s necessidades daqueles que buscam a Deus.
A igreja precisa se tornar āsensĆvel aos que procuramā, ou entĆ£o esta geraĆ§Ć£o atual serĆ” perdida.
Em muitos modos, a igreja tem realmente falhado.
A igreja falhou em cumprir a Grande ComissĆ£o.
A igreja falhou em viver uma vida separada ao ponto em que os perdidos nĆ£o podem ver Jesus Cristo exemplificado nas aƧƵes diĆ”rias da igreja.
A igreja falhou em nĆ£o estabelecer um padrĆ£o elevado de piedade.
A igreja tornou-se tĆ£o distraĆda e enamorada com o mundo que Ć© muito difĆcil discernir a maioria dos cristĆ£os de seus vizinhos incrĆ©dulos: os membros da igreja estĆ£o tĆ£o ocupados com seu emprego, com a famĆlia e com as atividades de lazer que nĆ£o tĆŖm mais tempo para o Senhor.
Sim, a igreja precisa mudar, mas essa mudanƧa estĆ” longe de se tornar āsensĆvel aos que procuramā: os membros da igreja de Jesus Cristo precisam obedecer as Escrituras!
Em particular, os membros da igreja precisam obedecer ao mandamento āā¦ sede santos porque eu sou santoā! Esse Ć© o mandamento mais repetido em toda a Palavra de Deus, porĆ©m a maioria dos cristĆ£os o ignora completamente: a santidade pessoal sĆ³ pode ser exemplificada por uma vida correta e separada.
Se esse Ć© o caso, os cristĆ£os nĆ£o devem se tornar como o mundo para ganhar o mundo: a abordagem āsensĆvel aos que procuramā exige que o buscador sinta-se confortĆ”vel quando vier Ć igreja, masā¦ como a igreja pode garantir que o buscador se sentirĆ” confortĆ”vel?
- A igreja nĆ£o deve ter bancos no estilo tradicional, nem parecer ser muito formal.
- Os buscadores sĆ£o incentivados a āvirem como estĆ£oā: nĆ£o hĆ” um cĆ³digo especĆfico de traje apropriado e o uso de roupas casuais Ć© incentivado.
- Os trajes da equipe ministerial e do pastor tambƩm devem ser casuais.
- O recinto deve incluir os recursos mais modernos em vĆdeo e Ć”udio.
- ProduƧƵes dramĆ”ticas com temas espirituais devem ser usadas para sutilmente transmitir uma mensagem religiosa ou de conteĆŗdo moral.
- A pregaĆ§Ć£o sobre o pecado, sobre mortificar o velho homem e sobre examinar a si mesmo realmente deixaria o buscador em desconforto, portanto, os sermƵes devem ser voltados mais para as aplicaƧƵes da vida, a reduĆ§Ć£o do estresse, em atender Ć s necessidades sentidas, os relacionamentos diĆ”rios, a educaĆ§Ć£o de filhos, a autoestima, e outros assuntos baseados mais na psicologia moderna do que no āAssim diz o SENHORā.
- A mĆŗsica tocada durante um culto deve imitar o estilo musical que o buscador ouve diariamente em sua estaĆ§Ć£o de rĆ”dio preferida.
- A BĆblia na traduĆ§Ć£o de JoĆ£o Ferreira de Almeida, versĆ£o Corrigida e Fiel ā BĆblia da Reforma, equivalente Ć King James Version, em inglĆŖs ā nĆ£o deve ser usada, mas uma das vĆ”rias traduƧƵes modernas, que deixarĆ£o o buscador mais Ć vontade.
- O buscador precisa ver que a mensagem da igreja Ʃ relevante para sua vida diƔria.
- O buscador precisa ver que o cristianismo funciona e que lhe trarĆ” resultados imediatos.
A verdade da questĆ£o Ć© que as respostas procuradas pelo buscador nĆ£o sĆ£o as respostas fornecidas na Palavra de Deus, pois Deus NUNCA promete ao crente ā e muito menos ao homem perdido! ā que ele viverĆ” em perpĆ©tua felicidade!
De fato, o crente recebe os frutos da alegria, mas a verdadeira alegria e felicidade humanas nĆ£o sĆ£o termos sinĆ“nimos: de uma perspectiva humana, a felicidade e realizaĆ§Ć£o que o buscador deseja tĆ£o fervorosamente podem nĆ£o ter nenhuma conexĆ£o com Deus ou atĆ© com a realidade, portanto, o Ćŗnico mĆ©todo pelo qual a igreja pode atender Ć s necessidades percebidas do buscador Ć© pela manipulaĆ§Ć£o emocional e/ou pelo engano.
Em outras palavras, a igreja precisa se conformar Ć cultura do buscador para tornar-se āsensĆvel aos que procuramā, contrapondo-se Ć Palavra de Deus que diz:
AdĆŗlteros e adĆŗlteras,
(Tiago 4:4 – ACF)
nĆ£o sabeis vĆ³s que a amizade do mundo Ć© inimizade contra Deus?
Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Essa advertĆŖncia das Escrituras exige a abordagem exatamente oposta para o ministĆ©rio e, quando uma igreja desafia os mandamentos das Escrituras, essa igreja estĆ” simplesmente brincando com o jogo de igreja.
EVANGELISMO
Os proponentes da Igreja do Novo Paradigma nĆ£o estĆ£o totalmente errados quando dĆ£o uma alta prioridade Ć Grande ComissĆ£o: como afirmado anteriormente, a igreja falhou na obediĆŖncia a essa ordem do prĆ³prio Jesus Cristo.
Entretanto, aqueles que estĆ£o envolvidos na ReligiĆ£o Orientada Para Resultados nĆ£o compreendem os verdadeiros propĆ³sitos e missĆ£o da igreja: a missĆ£o da igreja Ć© a edificaĆ§Ć£o e capacitaĆ§Ć£o dos santos, alcanƧar os perdidos para Cristo e, subsequentemente, nutrir esses convertidos para que alcancem a maturidade espiritual.
O terceiro ponto dessa afirmaĆ§Ć£o de missĆ£o poderia ser resumido como āevangelismoā: o centro da questĆ£o vem Ć luz quando se percebe que a Igreja do Novo Paradigma transforma toda a missĆ£o da igreja em evangelismo e subjuga a edificaĆ§Ć£o e a capacitaĆ§Ć£o ao ponto da virtual eliminaĆ§Ć£o.
O ingrediente que falta nessa fĆ³rmula Ć© a distinĆ§Ć£o da missĆ£o da āigreja reunidaā e a missĆ£o da igreja ādispersaā.
Depois da santificaĆ§Ć£o, a missĆ£o principal da igreja dispersa Ć© o evangelismo: levar outros a Cristo.
Entretanto, o evangelismo deve receber uma baixa prioridade quando a igreja estĆ” reunida: a igreja NĆO estĆ” ali reunida para o propĆ³sito de evangelismo, mas para a edificaĆ§Ć£o, capacitaĆ§Ć£o e fortalecimento de seus membros!
Isso torna a afirmaĆ§Ć£o de Rick Warren de āuma igreja para os sem-igrejaā um total oximoro: qualquer organizaĆ§Ć£o para os sem-igrejaā¦ simplesmente nĆ£o Ć© uma igreja!
Qualquer pastor que afirme liderar tal āigrejaā estĆ” simplesmente brincando com o jogo da igreja.
PRAGMATISMO
O pragmatismo cristĆ£o Ć© a filosofia que declara: āSe algo funciona, estĆ” funcionando como resultado direto das bĆŖnĆ§Ć£os de Deusā.
Embora esse seja certamente o caso em muitas situaƧƵes, uma afirmaĆ§Ć£o ampla e genĆ©rica desse tipo simplesmente nĆ£o Ć© verdade: se fĆ“ssemos assumir que esse Ć© o caso, a Igreja CatĆ³lica Romana e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ćltimos Dias (os MĆ³rmons) seriam as duas organizaƧƵes mais abenƧoadas na face da Terra!
O “teste do Ć”cido” para qualquer organizaĆ§Ć£o religiosa Ć© muito simples: essa organizaĆ§Ć£o ou metodologia obedece aos princĆpios da Palavra de Deus?
Se tais princĆpios estiverem sendo violados, entĆ£o o sucesso ā crescimento, ou qualquer outra medida positiva da perspectiva humana ā Ć© resultantes de outra fonte que nĆ£o a āmĆ£o de Deusā nesses assim chamados “ministĆ©rios”.
RELEVĆNCIA CULTURAL
A Igreja de Jesus Cristo Ć© definida e recebe suas instruƧƵes da Palavra escrita de Deus: a BĆblia Ć© muito concisa em sua avaliaĆ§Ć£o de que a igreja deve se manter separada e nĆ£o contaminada pelo mundo:
NĆ£o ameis o mundo, nem o que no mundo hĆ”.
(1 JoĆ£o 2:15-17 – ACF)
Se alguĆ©m ama o mundo, o amor do Pai nĆ£o estĆ” nele.
Porque tudo o que hĆ” no mundo,
a concupiscĆŖncia da carne,
a concupiscĆŖncia dos olhos
e a soberba da vida,
nĆ£o Ć© do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscĆŖncia;
mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
E nĆ£o sede conformados com este mundo,
(Romanos 12:2 – ACF)
mas sede transformados pela renovaĆ§Ć£o do vosso entendimento,
para que experimenteis qual seja a boa, agradƔvel, e perfeita vontade de Deus.
A religiĆ£o pura e imaculada para com Deus e Pai, Ć© esta:
(Tiago 1:27 – ACF)
Visitar os Ć³rfĆ£os e as viĆŗvas nas suas tribulaƧƵes,
e guardar-se da corrupĆ§Ć£o do mundo.
Essas e outras passagens nas Escrituras traƧam uma linha distinta de demarcaĆ§Ć£o entre o cristĆ£o e o mundo.
Ć esse argumento que levanta bandeiras vermelhas ao avaliar as estratĆ©gias de marketing do movimento do novo paradigma: na busca por relevĆ¢ncia para alcanƧar o resultado do crescimento da igreja, a cultura do mundo comeƧou a definir a igreja em lugar da Palavra de Deus.
A maioria da populaĆ§Ć£o tem a cultura do āEU PRIMEIROā e suas principais questƵes sĆ£o: āO que hĆ” para mim?ā āComo posso me sentir melhor comigo mesmo?āā¦ Tudo o que importa sou EU e ninguĆ©m mais.
Ao dizer que a cultura estĆ” preocupada com o EU, existem diversos aspectos de agradar o EU que precisam ser explorados.
Um membro da geraĆ§Ć£o do EU pode ser alcanƧado por meio dos seguintes mĆ©todos:
- Solucione os problemas dele atendendo Ć s suas necessidades.
- Ajude-o a alcanƧar seus objetivos
- Construa seu ego
- Mantenha-o entretido e satisfeito
Os trĆŖs primeiros aspectos podem ser tratados utilizando-se os instrumentos da psicologia moderna ou por meio da manipulaĆ§Ć£o emocional. O aspecto do entretenimento e da satisfaĆ§Ć£o Ć© o mais fĆ”cil, pois existem muitos indivĆduos talentosos que estĆ£o muito ansiosos para exibir seus talentos para qualquer pĆŗblico que esteja disposto a assistir: adaptar o equilĆbrio desses mĆ©todos aos cultos de uma igreja requer somente uma mudanƧa na filosofia da verdadeira adoraĆ§Ć£o para a gratificaĆ§Ć£o da carne!
Subitamente, Deus torna-se mais uma āfada madrinha dos contos infantisā que o Deus das Escrituras e, como resultado, a igreja torna-se subitamente relevante para o indivĆduo dessa geraĆ§Ć£o do EU, masā¦ serĆ” que essa igreja continua sendo uma verdadeira igreja?
Evidentemente, tais questionamentos no novo paradigma de hoje sĆ£o irrelevantes, pois o resultado jĆ” foi alcanƧado: o crescimento exponencial da igreja.
CRESCIMENTO
Essa promoĆ§Ć£o estĆ” tentando vender a ideia que chegou o tempo de pular para dentro do vagĆ£o e provocar uma transiĆ§Ć£o em sua igreja de uma posiĆ§Ć£o tradicional e separada para o modelo do novo paradigma porque Deus estĆ” abenƧoando o novo sonho de como fazer igreja com nĆŗmeros que estĆ£o levando paĆses inteiros ao reavivamento!
Agora, quem em sĆ£ consciĆŖncia nĆ£o quereria receber esse derramamento das bĆŖnĆ§Ć£os de Deus?
Qual cristĆ£o nĆ£o gostaria de ver milhares de pessoas convertendo-se a Cristo?
Qual pastor nĆ£o gostaria que sua igreja fosse a maior igreja na histĆ³ria do cristianismo?
AlĆ©m de fazer essas perguntas, deve-se tambĆ©m ser muito cuidadoso para nĆ£o ser nem um pouquinho crĆtico desses sucessos, porque tal espĆrito crĆtico seria o mesmo que criticar o derramamento do EspĆrito de Deus.
AlĆ©m disso, se alguĆ©m conclui que CRESCIMENTO = BĆNĆĆO, a lĆ³gica diz que NENHUM CRESCIMENTO = MALDIĆĆO.
Com base na conclusĆ£o que ānenhum crescimento Ć© o resultado da maldiĆ§Ć£o de Deus sobre um dado ministĆ©rioā, existem milhares de pastores e missionĆ”rios que trabalharam fielmente durante anos sem ver frutos visĆveis de seus esforƧos que foram, sem dĆŗvida, amaldiƧoados por Deus.
Poderia essa possibilidade ser verdadeira?
Se o crescimento numĆ©rico deve ser a base para as bĆŖnĆ§Ć£os de Deus, nĆ£o seriam a Igreja CatĆ³lica Romana e a Igreja MĆ³rmon as duas organizaƧƵes mais abenƧoadas que āusamā o nome de Jesus Cristo na face da Terra?
Isso significa que qualquer pequeno trabalho Ć© um triste fracasso Ć vista de Deus?
Todos devem brincar de igreja com os nĆŗmeros ou arriscar incorrer na maldiĆ§Ć£o de Deus?
Todos os verdadeiros pastores tementes a Deus estĆ£o sonhando esse ānovo sonhoā?
De onde esse novo sonho se originou?
Esse āsonhoā Ć© o resultado da lideranƧa do EspĆrito Santo de Deus, ou Ć© a tĆ”tica de marketing que alguĆ©m esquematizou para obter um determinado resultado?
Se os cristĆ£os avaliassem honestamente o Jogo da Igreja do Novo Paradigma com base unicamente na Palavra de Deus, ninguĆ©m mais participaria nesse passatempo frĆvolo.
O ponto crucial do problema reside no fato que a vasta maioria dos cristĆ£os professos prefere seguir a visĆ£o que algum homem teve do que aquilo que Deus falou de forma bem clara em Sua Palavra.
HĆ” muitas, mas TANTAS outras denĆŗncias apresentadas e analisadas nesse estudo ā onde tive o privilĆ©gio de atuar como revisor e diagramador ā que ele acabou se tornando uma apostila com mais de 120 pĆ”ginas: nĆ£o posso oferecĆŖ-la gratuitamente a todos, porĆ©m estĆ” disponĆvel, na versĆ£o on-line, no site A Espada do EspĆrito.
BĆBLIA? PARA QUĆ?!?
Este Ć© o Ćŗltimo slide da apresentaĆ§Ć£o e, de acordo com o que pudemos observar atĆ© agora, foi meticulosamente planejado para sensibilizar o pĆŗblico ao sutilmente ameaƧƔ-lo com uma referĆŖncia filosĆ³fica Ć brevidade da existĆŖncia humana, masā¦ serĆ” que Ć© isso que diz o texto bĆblico original?
E, se invocais por Pai aquele que,
(1 Pedro 1:17 – ACF)
sem acepĆ§Ć£o de pessoas,
julga segundo a obra de cada um,
andai em temor,
durante o tempo da vossa peregrinaĆ§Ć£o.
Ć exatamente essa a passagem sobre a qual havia conversado com minha esposa na noite anterior e ā se nĆ£o fosse por ela, admito que talvez hoje poderia estar cantando mantras com os olhos fechados em algum templo pintado de preto! ā fiquei tĆ£o atĆ“nito com essa simplificaĆ§Ć£o absurda que fui levado a salvar o arquivo para conversar com o pastorā¦ e daĆ acabei pesquisando e escrevendo tudo isso que leram atĆ© aqui.
Notem que a passagem bĆblica original destaca:
- Que Deus nĆ£o julga as pessoas por serem o que sĆ£o (brancas, pretas, amarelas, roxasā¦), mas sim por suas obras: consulta aos mortos, magia, espiritismo, homossexualismo, pensamentos impurosā¦
- Que devemos ANDAR EM TEMOR! Ou seja, termos reverĆŖncia e respeito a tudo o que estĆ” relacionado a Deus, Pai Eternoā¦ inclusive sua Palavra. E que esse temor deve durar por todo o tempo de nossa vida.
Agoraā¦ vejamos o que nos diz o texto do slide:
NADA!!
Apenas uma frase inofensiva que pode ser usada por qualquer espĆrita ou atĆ© mesmo um macumbeiro, pois se referir ao Senhor Deus como “pai” simplesmente nĆ£o quer dizer nada!
Quantas vezes jĆ” nĆ£o ouvimos a frase āDeus Ć© paiā saindo da boca de pessoas tĆ£o distantes da verdade?
De fato, esta frase apresentada no slide Ć© TOTALMENTE ECUMĆNICA e atĆ© podemos considerar com forte tendĆŖncia espĆrita: o emprego do termo āresidentes temporĆ”riosā grifado em vermelho tende mais Ć reencarnaĆ§Ć£o do que para o temor a Deus!
ApĆ³s esse choque, fui imediatamente tomado por um grande sentimento de culpa ao constatar que absolutamente ninguĆ©m da igreja se deu ao trabalho de ir verificar na BĆblia a veracidade dos textos apresentados!
Talvez simplesmente por crer que houve alguma prĆ©-avaliaĆ§Ć£o pastoral do que estava apresentado pelo Datashow, talvez pela mais pura preguiƧa, mas certamente recusando-se a seguir o comportamento elogiado pelo apĆ³stolo Paulo:
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em TessalƓnica,
(Atos 17:11 – ACF)
porque de bom grado receberam a palavra,
examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Por fim, no meio da apresentaĆ§Ć£o apareceu um slide que selecionei para encerrar essa anĆ”lise demonstrando irrefutavelmente a completa confusĆ£o que impera na mente dessas pessoas que dizem precisar dessa tal “igreja com propĆ³sitos” para responder Ć s perguntas que a sociedade estĆ” fazendo, porĆ©m se esquecem de uma importante e conhecida passagem onde estĆ” escrito:
Toda a Escritura Ć© divinamente inspirada,
(2 TimĆ³teo 3:16-17 – ACF)
e proveitosa para ensinar,
para redarguir,
para corrigir,
para instruir em justiƧa;
Para que o homem de Deus seja perfeito,
e perfeitamente instruĆdo para toda a boa obra.
Me perdoem a extrema sinceridade, mas qualquer pastor nĆ£o saiba lanƧar mĆ£o da palavra de Deus para responder as perguntas da sociedadeā¦ simplesmente nĆ£o serve para ser pastor e nem mesmo de cristĆ£o poderia ser chamado!
A ilustraĆ§Ć£o perfeita daquela manhĆ£ seria a de uma plateia inerte, de bocas abertas para engolir a teologia espĆŗria que aquele “pastor convidado” defecava como se fosse o estopim de uma revoluĆ§Ć£oā¦ e, pensando bem, certamente era ā a revoluĆ§Ć£o da APOSTASIA! ā e a pessoa com a boca mais arreganhada e consumindo com avidez todas aquelas fezesā¦ um dia foi “meu pastor”.
Tende cuidado, para que ninguĆ©m vos faƧa presa sua, por meio de filosofias e vĆ£s sutilezas,
(Colossenses 2:8 – ACF)
segundo a tradiĆ§Ć£o dos homens,
segundo os rudimentos do mundo,
e nĆ£o segundo Cristo.
Muitas outras coisas me incomodaram durante o culto, como, por exemplo, a menĆ§Ć£o da assinatura de um “pacto de membresia” que contrariava completamente Tiago 5:12, menƧƵes sutis a um pastor que tomava decisƵes sem apresentĆ”-las durante as sessƵes administrativas, mas o pior de tudo Ć© que no final, com tudo isso pesando em meu coraĆ§Ć£o, tive de ouvir o vice-presidente da igreja afirmando com toda a felicidade:
ā ISSO Ć A IGREJA COM PROPĆSITOS! O DATA SHOW FAZ PARTE DA IGREJA COM PROPĆSITOS!
Que dor!
Que peso!
Eu acabei sendo o responsƔvel colateral por toda a cilada que enredou todos ali presentes e, pior que isso, (a partir de determinado momento) vislumbrando a Verdade!
A culpa tambƩm foi minha!!!
Essa foi a mensagem pregada na manhĆ£ daquele domingo onde se comemorava o aniversĆ”rio da igreja da qual nunca fui excluĆdo, mas que deixou de existir para se tornar uma apĆ³stata empresa eclesiĆ”stica: os 16 anos que agora me separam daqueles momentos sĆ£o mais do que suficientes para que eu possa ter certeza de que recebi um legĆtimo e grandioso livramento do Senhor ao, simplesmente, ter lido e conversado sobre a BĆblia com a minha esposa na noite anterior: cada vez tenho mais certeza de que Ele jĆ” sabia!
E Ʃ assim, atravƩs desse texto que tento apresentar minhas desculpas, mostrando algo do que tenho certeza.
NĆ£o me importa se a operaĆ§Ć£o de um Datashow torna o culto mais belo: nunca mais quero ser culpado pela divulgaĆ§Ć£o de ideias falsamente bĆblicas, pois sei muito bem que
De maneira que cada um de nĆ³s darĆ” conta de si mesmo a Deus.
(Romanos 14:12 – ACF)
Segundo OsĆ©ias 4:6, o que faz o povo de Deus perecer Ć© a falta de conhecimento, fato este comprovado pelo prĆ³prio Jesus Cristo em Mateus 22:29.
Meu compromisso e minha responsabilidade diante de Deus tem sido buscar estudar e divulgar sua Palavra de forma correta, aplicando tanto a exegĆ©tica quanto a hermenĆŖutica e me esforƧando para nĆ£o ser levado por fragmentos de texto retirados para justificar ideias incomprovadas.
Realmente nĆ£o sei se vocĆŖ, leitor, vai encontrar sentido nessa publicaĆ§Ć£o, mas garanto que estĆ” diante de um legĆtimo registro de culpa e temor, assim como um alerta para que esteja atento a essa doutrina usa fundamentos estranhos e mĆ©todos antibĆblicos para atingir uma finalidade questionĆ”vel.
PROFUNDA DESILUSĆO
ApĆ³s o relato acima, ocorreu tudo o que descrevo em “Uma Vida com PropĆ³sitos” e se hoje revelo e atualizo o conteĆŗdo desta carta Ć© porque de nada ela adiantou.
NĆ£o o faƧo para envergonhar, mas para que conheƧam o nĆvel de cegueira espiritual que contaminou e destruiu uma igreja batista: a promessa registrada no primeiro parĆ”grafo foi mantida enquanto nĆ£o foi divulgada uma resposta e, como nĆ£o houve soluĆ§Ć£o, a carta perdeu totalmente o valor, tornando-se apenas um objeto de estudo.
Ainda oculto nomes pois, volto a repetir, nĆ£o pretendo envergonhar ninguĆ©m.
Vejam o resultado no final e entendam porque nĆ£o hĆ” mais como voltar Ć igreja que um dia chamei de “minha”ā¦
CARTA A MEU EX-PASTOR
Rio de janeiro, 17 de maio de 2005.
Amado pastor Xongas,
Por ver dificuldades na realizaĆ§Ć£o de um encontro pessoal, venho atravĆ©s desta mensagem expressar um pouco de tudo que tem me ocorrido, tudo o que tenho feito e meus pontos de vista no intuito de esclarecer algum mal-entendido que possa ter acontecido entre nĆ³s nestes Ćŗltimos tempos. Saiba que esta Ć© uma carta pessoal e nĆ£o um estudo, ou seja, apenas o senhor tomarĆ” conhecimento deste conteĆŗdo!
(SĆ³ e somente quebrei esta promessa apĆ³s a resposta recebida e a invalidaĆ§Ć£o desta carta)
Em primeiro lugar quero ressaltar que tenho profundo carinho e grande respeito pelo senhor, que sempre o tomei por exemplo para minha vida e que nĆ£o gostaria de que ficasse magoado comigo por quaisquer motivos. Tais sentimentos se estendem a toda a sua famĆlia e, por extensĆ£o, a toda a Igreja Batista AcabaAli ā meu āberƧoā: local onde aprendi a base de tudo o que sei e tudo o que sou.
Por esse relacionamento nĆ£o ser breve, tambĆ©m posso afirmar que o senhor me conhece bem o suficiente para compreender que nĆ£o sou louco de incorrer no pecado de rebeldia, pois esse Ć© igual ao de feitiƧariaā¦ e minhas intenƧƵes sĆ£o buscar ao Senhor nosso Deus de todo o coraĆ§Ć£o e de todo o entendimento. Sabe tambĆ©m que mesmo em meu passado recente, enquanto buscava acertar minha vida diante de Deus, fui sincero o suficiente para expor meus prĆ³prios erros e nunca pretendi ser falso diante da igreja e muito menos diante de Deus, de quem nada podemos esconder.
Antes de continuar, devo pedir desculpas pelo que detectei ser a fonte do recado que foi deixado em minha secretƔria eletrƓnica e tentar, pelo menos, explicar um pouco de tudo o que houve:
De meus estudos o senhor vinha sendo informado regularmente e creio que o princĆpio de toda essa confusĆ£o foi a partir deles: preciso que saiba que hĆ” muitas pessoas que acompanham minhas chamadas āpesquisasā e que nunca ocultei nenhum destes textos de ninguĆ©m.
Agora faƧo uma pergunta um tanto incomum: o que vocĆŖ faria se visse sua mĆ£e apontando um revĆ³lver para a prĆ³pria cabeƧa?
Calma! NĆ£o estou louco! Essa ilustraĆ§Ć£o grotesca Ć© uma forma de representar como me senti no dia das āexcelentes ideiasāā¦ talvez nĆ£o de forma imediata, mas com o aprofundamento de minhas pesquisas e atravĆ©s do conhecimento dos enganos implantados na filosofia em questĆ£o, comecei a ficar bastante preocupado: tenho em nossa ministra de educaĆ§Ć£o religiosa uma figura quase materna, pois foi ela prĆ³pria que me ensinou os rudimentos bĆblicos.
Guardo com carinho muitas lembranƧas de minha meniniceā¦ e a citaĆ§Ć£o de tal evento em um estudo pode ser comparada a alguĆ©m que pula para tentar impedir um disparo, uma tentativa de evitar algo pior. Note que nĆ£o foram citados nomes e que poucos conhecem a extensĆ£o das comunidades que frequento, logo, torna-se pouco provĆ”vel que alguĆ©m que nĆ£o tenha participado da referida discussĆ£o tome conhecimento dos envolvidos.
NĆ£o seria muito estranho se, de repente, eu escondesse um texto das pessoas que todas as semanas, quando tiram cĆ³pias dos estudos, tambĆ©m tiram uma cĆ³pia para leitura prĆ³pria?
NĆ£o seria suspeito mudar meu comportamento, impedindo-os de ler um simples estudo?
Pois foi justamente na semana em que fiz tal citaĆ§Ć£o que o senhor tomou conhecimento de uma forma bastante chocante das informaƧƵes acimaā¦ e agora, passadas algumas semanas, posso afirmar que meu intento se sucedeu, pois ninguĆ©m identificou nada alĆ©m do previsto.
Mesmo assim, essa ānĆ£o identificaĆ§Ć£oā nĆ£o me exime de um pedido de desculpas pela citaĆ§Ć£o: por favor, o aceite e faƧa-o ser conhecido por minha amada irmĆ£.
Crendo que agora esclareci minha possĆvel falha perante meu amado pastor, pretendo explicar o motivo sincero de minha ausĆŖncia:
Pastor, pouco me importa se o Rick Warren tem quinze mil membros ou mais na igreja deleā¦ eu nĆ£o o conheƧo pessoalmente e nem quero conhecer. As Ćŗnicas coisas dele que vi foram seus textos e nesses hĆ” sutil engano, contradiƧƵes a prĆ³pria bĆblia e atĆ© mesmo heresias.
Sei que jĆ” estĆ” de posse dos estudos e nĆ£o pretendo me estender na discussĆ£o minuciosa destes temas, mas saiba que, alĆ©m das versƵes em portuguĆŖs, tenho as versƵes originais em inglĆŖs (lĆngua que sabe que compreendo) das obras de Rick Warren e realmente fiz constataƧƵes surpreendentes: conforme o senhor mesmo informou, o tradutor para a lĆngua portuguesa Ć© um homem muito bom, pois conseguiu āsuavizarā certos fatos que causariam profunda estranheza se transcritas diretamente. SĆ³ como exemplo cito as pĆ”ginas 79 e 259, quando sĆ£o usados os termos āoraĆ§Ć£o de um fĆ“legoā e ānada alĆ©m de um murmĆŗrioā, termos que em inglĆŖs significam uma sĆ³ coisa ā ābreath prayerā!
Abordo esse assunto num apĆŖndice de minha autoria e que pretendo anexar a esta carta.
A citaĆ§Ć£o bĆblica de āexaminar tudo e reter o que Ć© bomā se aplica a livros de budismo? HinduĆsmo? SerĆ” que devemos aprender alguma coisa com os satanistas?
Independentemente da resposta, minha crenƧa pessoal Ć© clara: NĆO!!! Pois as mĆ”s conversaƧƵes corrompem os bons costumes e a amizade com o mundo Ć© inimizade com Deus.
Eu nĆ£o posso navegar numa corredeira cheia de bifurcaƧƵes onde nunca saberei qual caminho tomar, pois muitos deles levam a profundos despenhadeirosā¦ ou melhor, eu atĆ© sei, mas o cristĆ£o comum que lĆŖ e absorve sem questionar nĆ£o perceberĆ” o engano em que estĆ” se envolvendo!
Repito meu pedido: veja com atenĆ§Ć£o as pĆ”ginas 79 e 259 de āUma Vida com PropĆ³sitosā ā mesmo que o uso de 15 diferentes versƵes da bĆblia (com deturpaĆ§Ć£o afirmada de 10 delas!) nĆ£o o convenƧa, serĆ” que meditaĆ§Ć£o oriental e vĆ£s repetiƧƵes nĆ£o sĆ£o motivos suficientes para que se desista desse ānamoroā com Rick Warren, SĆ£o JosĆ© dos Campos e suas metodologias psico-marketeiras de fazer igreja?
A cada vez que um dos dirigentes afirma que āessa Ć© a sua igrejaā com um sorriso nos lĆ”bios, seja por causa do louvor, seja por qualquer outro motivo, eu vejo as tĆ©cnicas comeƧando a ser aplicadasā¦
Uma outra coisa, agora de maneira pessoal, que me magoou muito (ā¦ e conto para que nĆ£o fique oculta) foi a sua atitude sobre meu questionamento sobre os chamados ā40 dias com propĆ³sitosā: nĆ£o sĆ³ eu como muitas outras pessoas viram, em 2004, o aviso pĆŗblico e de pĆŗlpito que durante esse ano seria realizada tal atividade, assim como a recomendaĆ§Ć£o de que deverĆamos adquirir nosso prĆ³prio materialā¦ entre outras coisas.
Por mais que isso nĆ£o tenha ocorrido e tenha ficado āguardado no cantoā, creio que eu nĆ£o preciso levar um āpapel escritoā provando que tal aviso foi dado.
Sinceramente eu fiquei alarmado quando o senhor falou isso para mim.
Se foi uma brincadeira, saiba que foi muito mal compreendida. Se nĆ£o foi, me perdoe, mas minha vida foi, Ć© e pretendo que permaneƧa sendo pautada atravĆ©s da BĆblia e de Tiago 5:12, pois o que sai da minha boca Ć© o que eu farei ou nĆ£oā¦ sem papĆ©is escritos ou fitas gravadas.
Minha sinceridade e verdade diante de Deus eu nĆ£o preciso forjar, pois o senhor mesmo Ć© testemunha de minha lealdade: mesmo diante da possibilidade de minha exclusĆ£o nĆ£o ocultei meus prĆ³prios erros e meu pecado prĆ©-nupcial.
Saiba que com isso nĆ£o sĆ³ eu fiquei bastante entristecido, mas minha esposa, minha mĆ£e, minhas irmĆ£s, meus sobrinhosā¦ toda a minha famĆlia, que tinha como ponto de referĆŖncia o seu pastorado ficou bastante chocada e profundamente entristecida ā Toda a nossa vida sempre girou ao redor do senhor e da Igreja Batista AcabaAli, principalmente a minha: meu crescimento, meu batismo, meu casamentoā¦ mesmo nos momentos tristes! NĆ³s tĆnhamos profundo respeito e admiraĆ§Ć£o e agora estamos realmente abalados.
NĆ£o perdemos nossa fĆ© em Deus e nossa lealdade e temor a Jesus Cristo permanecem inabalĆ”veisā¦ sequer deixei de respeitar o senhor, porĆ©m nĆ£o consigo mais ir atĆ© a igreja e ficar calado, sem revelar tudo o que tenho descobertoā¦ e de forma alguma quero criar um choque dentro da igreja: Ć© melhor que eu esteja quieto do que ser tomado por rebelde, ou que escandalize alguĆ©m ou ainda que pensem que estou indo contra o senhor.
Sou apenas uma ovelha e, diante do texto de LevĆtico 5:1, julgo minha missĆ£o cumprida.
Ah! Antes que cogite a possibilidade de que eu esteja indo para alguma outra igreja, saiba que isso tambĆ©m estĆ” sendo impossĆvel, pois as heresias pululam nos locais mais insuspeitos. De inĆcio eu achei que estava ficando psicĆ³tico, mas pedi auxĆlio a outras pessoas para comparar afirmaƧƵes feitas nos mais diversos pĆŗlpitos com a verdade Ćŗnica da BĆblia e o retrato da apostasia comeƧou a se revelar.
Para seu conhecimento fui atĆ© a Igreja Batista do Cafofo numa terƧa-feira, quando os pastores do grupo que apoia Ana MĆ©ndez se reĆŗnem, para tentar alertĆ”-los sobre as heresias encontradas no livro āGuerra de Alto NĆvelā (que apresentei ao senhor)ā¦
Quer saber algumas das afirmaƧƵes absurdas que ouvi? VƔ atƩ meu site.
Saiba que algumas dessas afirmaƧƵes vieram do prĆ³prio pastor Herdeiro e outras do pastor da Igreja Batista ChapĆ©uā¦ e saiba que mesmo sem ter falado comigo, ainda pertencem a este grupo alguns outros pastores batistas. AliĆ”s, cheguei a ligar para a CBB, que me informou o telefone da CBC, onde falei com o pastor presidenteā¦ e a Ćŗnica resposta que ouvi dele foi desanimadora:
ā Ć, meu filhoā¦ nossas igrejas estĆ£o repletas de esoterismoā¦
Amado Xongas, agora no final dessa carta eu falo como seu amigo e seu filho na fĆ©ā¦ como alguĆ©m que foi testemunha viva de sua vida e ministĆ©rio enquanto aconteciam: eu o amo como a um pai que nĆ£o tive e nĆ£o quero nunca entrar em conflito nem contigo nem com a Nailia nem com ninguĆ©m mais, pois minha luta nĆ£o Ć© contra a carne e nem o sangueā¦ vocĆŖ sabe bem contra o que estou indo.
NĆ£o sou ninguĆ©m e nem tenho autoridade para exortĆ”-lo, mas humildemente peƧo que reveja as coisas em que estĆ” sendo envolvido e levando toda uma igreja consigo. NĆ£o se deixe enganar por citaƧƵes bĆblicas fora do contexto e nem por boas intenƧƵes aparentesā¦ o Ćŗnico mĆ©todo de fazer igreja Ć© o mais difĆcil: a lideranƧa total do EspĆrito Santo de Deus.
Mais uma vez peƧo perdĆ£o por algum pecado que tenha cometido contra vocĆŖ ou contra a Nailia.
Coloco-me Ć disposiĆ§Ć£o de seu julgamento e sanĆ§Ć£o, pois Ć© autoridade sobre mim, porĆ©m dessa vez meu Ćŗnico possĆvel erro Ć© me apegar Ćŗnica e firmemente Ć palavra de Deus.
Rogo a Deus que o abenƧoe e proteja, assim como a toda a sua famĆliaā¦ pois nunca deixarei de fazer isso!
Atenciosamente
TeĆ³philo Noturno, servo do Senhor.
A verdade Ć© que eu terminei de escrever esta carta chorando e isso nĆ£o Ć© motivo de orgulho: essa carta foi um Ćŗltimo ato, praticamente desesperado! Entre a citaĆ§Ć£o das “excelentes ideias” e a redaĆ§Ć£o dessa carta se passaram cinco semanas onde estive por diversas vezes na igreja, mas apenas em uma pude encontrĆ”-lo. O diĆ”logo que houve foi completamente insatisfatĆ³rio:
ā Noturno! EstĆ” sumido!
ā Ćā¦ estou fazendo umas “excursƵes”ā¦
ā Seu lugar de fazer excursƵes Ć© aqui!
ā O senhor ainda nĆ£o me chamou pra conversarā¦?
(SilĆŖncioā¦)
E foi isso!
Inicialmente por cinco semanasā¦ hoje por mais de 16 anos.
SerĆ” que era para eu esquecer de tudo que aprendi e constatei e simplesmente retornar como um “esquentador de bancos” para a igreja pragmĆ”tica?
Diante dessa distĆ¢ncia aparentemente instransponĆvel, tive de lanƧar mĆ£o do recurso “carta”ā¦ principalmente porque creio que consigo me expressar melhor escrevendo do que falando. E essa aĆ§Ć£o gerou o texto transcrito acimaā¦ e, de quebra, gerou tambĆ©m um Ć¢nimo novo para eu restaurar e remodelar o site.
Mas, afinalā¦ qual foi a resposta que o pastor deu a esta carta?
Novamente foi um “amoroso” recado gravado em minha secretĆ”ria eletrĆ“nicaā¦ ouvi e repeti por diversas vezesā¦
Depois disso decidi que nĆ£o hĆ” necessidade de voltar lĆ”!
SerĆ” que eu preciso ir falar tudo aquilo que jĆ” escrevi (e pode ser visto, inclusive, aqui neste site)?
Meu discurso Ć© esse: sou 100% fiel ao texto bĆblico e, mesmo tendo profunda amizade por ele, nĆ£o posso me calar e aceitar doutrinas estranhas.
Desculpem o mau jeito, mas sinceramenteā¦ que Deus, e somente Ele, me perdoe e abenƧoe.
CONCLUSĆO
No Brasil, os que hoje reclamam do vilipĆŖndio que o STF promove contra a ConstituiĆ§Ć£o, deveriam ter se levantado em repĆŗdio ao que o senhor Rick Warren fez com a BĆblia mais de uma dĆ©cada atrĆ”s, porĆ©m preguiƧa e covardia, disfarƧadas de boa convivĆŖncia social, nos lanƧaram na apostasia, nos arrastaram atĆ© o princĆpio das dores e brevemente nos arremessarĆ£o na tribulaĆ§Ć£o: quem, sozinho ou unido em legiƵes, vai alterar as profecias registradas na Palavra de Deus?
Minha mĆ£e morreu sentindo falta daquelas pessoas que por tanto tempo nos chamaram de “irmĆ£os”, mas que nem um simples representante a seu enterro foram capazes de enviar!
A arrogĆ¢ncia da “Ministra de EducaĆ§Ć£o Religiosa” a conduziu ao recebimento do tĆtulo de “pastora”, mas como isso nĆ£o existe na BĆblia, sei bem que nada de espiritualmente bom pode surgir de um manancial de onde jorra tanta Ć”gua amargaā¦
E depois ainda aparecem leitores achando que estou exagerando ao afirmar que testemunhei Rick Warren instalando a apostasia que estamos vivendo em 2021: se a imagem de abertura Ć© uma rudimentar montagem onde ele danƧa, em ĆŖxtase, diante de bruxos e islĆ¢micos apĆ³s ter ateado fogo em um temploā¦ Ć© porque na vida real ele jĆ” conseguiu promover desgraƧas muito piores que essa!!
Surdo e em plena pandemia, Deus tem permitido a preservaĆ§Ć£o de minha famĆlia e de minha fĆ©.
AgradeƧo muito por ter lido atĆ© aqui e posso garantir que sua colaboraĆ§Ć£o serĆ” muito importante: comente, compartilheā¦ reaja!
Obrigado por ter lido atĆ© aqui e, verdadeiramente, preciso de qualquer colaboraĆ§Ć£o que puder me oferecer: comentĆ”rios, compartilhamentos e reaƧƵes ajudam a divulgar este conteĆŗdo que foi produzido com intenĆ§Ć£o de colaborar para a edificaĆ§Ć£o do Corpo de Cristo no mundo.
Um link encurtado e de fĆ”cil memorizaĆ§Ć£o para essa postagem Ć©:
https://cutt.ly/warren_igreja
Desejando colaborar financeiramente com qualquer valor, minha chave PIX principal Ć© teophilonoturno@gmail.com e essa imagem Ć© do meu QR code: meu nome Ć© Geovane IgnĆ”cio de Souza, o trecho do CPF a aparecer deve ser o “927.157” e a instituiĆ§Ć£o financeira Ć© o Nubank.
Iniciei um projeto profissional numa empresa recĆ©m-inaugurada e, obviamente, ainda nĆ£o alcancei o sucesso financeiro, por isso peƧo que considere a possibilidade de, atravĆ©s do Paypal, colaborar mensalmente com, pelo menos, R$ 30,00.
Atualmente tenho apenas um colaborador (ao qual sou extremamente grato), mas se 40 pessoas se propusessem a ajudar com esse valor mĆnimo, ao menos os gastos com energia elĆ©trica e internet seriam cobertos.
Por mais que queira, destaco que nĆ£o tenho em mim mesmo a menor capacidade de forƧar o Pai a te abenƧoar por causa disso, mas oro a Ele pedindo para que, no tempo correto e na medida multiplicada, retribua a bondade realizada da forma mais adequada: seja atravĆ©s de livramentos ou de diversas bĆŖnĆ§Ć£os possĆveis.
Aqui quem escreve Ć© o velho TeĆ³philo Noturno e prossigo, contra todas as adversidades, com meus informes atualizados e consolidados, tentando alcanƧar unidades desorientadas e atĆ©, talvez, atualmente sob domĆnio do inimigo.
Ao conteĆŗdo que produzo chamo d’O Pior Evangelho do Mundo e, sempre que possĆvel, tento lanƧar novidades Ć s 19:00h de terƧas e quintas: sei bem que em mim nĆ£o hĆ” valor algum, por isso dedico meu tempo a pesquisar e escrever, sempre tentando comparar tudo Ć s Escrituras: o que de graƧa recebi, de graƧa tambĆ©m compartilhoā¦
Parafraseando o apĆ³stolo Paulo em EfĆ©sios 6:23-24, que a graƧa e a paz sejam conosco, todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade, hoje e para todo o sempre!