Servos InĂșteis

Ainda Que Extrapolassemos Nossos Limites


Tempo Estimado de Leitura: 5 min

Um dos textos que explica claramente a situação do ser humano diante de Deus e, que, infelizmente, tambĂ©m recebe as piores interpretaçÔes, sendo usado por quem gosta de exigir alĂ©m dos limites dos outros — chefes exploradores, professores abusivamente rigorosos, e mesmo autoridades civis que creem que o povo Ă© que deve servir ao Estado, e nĂŁo o oposto.
Tais pessoas leem e citam apenas a Ășltima parte da passagem relativa aos chamados “servos inĂșteis”:

Qual de vĂłs, tendo um escravo arando a terra ou apascentado as ovelhas, assim que ele chegar do campo, o convidarĂĄ:
‘Podes vir agora mesmo, reclina-te junto à mesa para cear’?
Ao contrĂĄrio. Conforme o costume direis a ele:
‘Prepara o meu jantar, apronta-te devidamente e entĂŁo vem e serve-me enquanto como e bebo; depois tu, comerĂĄs e beberĂĄs tambĂ©m’.
Porventura, deverĂĄ agradecer ao escravo porque este fez o que lhe havia mandado?
Assim igualmente vĂłs, depois de haverdes realizado tudo quanto vos foi ordenado, dizei:
‘Somos servos inĂșteis, pois tĂŁo somente cumprimos o nosso dever!’.

(Lucas 17:7-10 – KJA)

Diante desse Ășltimo versĂ­culo, alegam que Jesus afirmou que “quem sĂł faz o que Ă© obrigado, Ă© um servo inĂștil, portanto, vocĂȘ tem de fazer mais do que Ă© obrigatĂłrio em sua função”.
No entanto, o sentido do texto, ao ser analisado todo o contexto — sem se isolar um versículo — mostra-se totalmente diferente, tanto que Jesus fala sobre um senhor que simplesmente ocupa seu lugar de direito, sendo ele a prioridade e sendo, por isso mesmo, o primeiro a sentar-se à mesa, para só depois então permitir que os servos façam sua refeição.
E o fato de os servos terem cumprido sua obrigação, como diz Jesus, não é algo que ele tenha de agradecer, pois é algo inerente à sua função.

O sentido do texto remete à situação do ser humano diante de Deus: criado para ser servo de seu Criador, ele tem a atribuição de glorificar a Deus e não a si mesmo, pois sem o Criador, ele nada é, como o próprio patriarca Abraão reconheceu ser apenas pó e cinza diante do Senhor.

Argumentou AbraĂŁo:
“Eu me atrevo a falar ao meu Senhor, eu que sou poeira e cinza”.

(GĂȘnesis 18:27 – KJA)

Em suma, o que Ă© dito neste texto Ă© que: mesmo que o ser humano vivesse sua existĂȘncia 100% para glorificar a Deus, sem jamais falhar nem nunca ter um sĂł momento de egoĂ­smo ou egocentrismo e nunca colocar suas prioridades e vontades acima das do Criador
 ainda assim ele nada teria feito alĂ©m daquilo para o que foi criado.
Infelizmente, a verdade é que nem mesmo a obrigação que tem sobre si o ser humano é capaz de realizar: nem o cristão mais fervoroso, abnegado, sincero e dedicado consegue alcançar a perfeição que o padrão que a lei divina exige!
Tiago afirma:

Porquanto, quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas uma das suas ordenanças, torna-se culpado de quebrå-la integralmente.

(Tiago 2:10 – KJA)

O que chama a atenção neste versĂ­culo Ă© a palavra “tropeçar”, significando que nĂŁo Ă© necessĂĄrio cair, ou seja, cometer um pecado deliberado: mesmo que um pecado seja cometido na ignorĂąncia — porque a pessoa nem sabia que era pecado — isso jĂĄ a torna culpada de toda a Lei de Deus.
NĂŁo Ă© difĂ­cil entender o porquĂȘ disso.

Usando um exemplo prĂĄtico: se uma pessoa passa por uma sala em que outra esqueceu a carteira por 49 vezes sem tocĂĄ-la, mas na 50ÂȘ vez ela pega o dinheiro que estĂĄ lĂĄ dentro, isso anula totalmente os seus 49 atos de honestidade anteriores e essa pessoa nĂŁo Ă© 49 vezes melhor do que um ladrĂŁo, porque basta um roubo para que ela o seja.
É o mesmo caso de, por exemplo, abrir-se um buraco em uma cerca.
De nada adianta todo o restante dela estar inteiro, porque, com apenas um rombo, ela jå não oferece mais nenhuma segurança a quem estå do lado de dentro.

Portanto, nem mesmo a obrigação — devido Ă  natureza decaĂ­da em pecado — o ser humano Ă© capaz de cumprir.
O ser humano Ă© ainda pior diante da Lei de Deus, portanto do que o “servo inĂștil” ao qual se refere a parĂĄbola, pois nem mesmo o que Ă© de seu dever ele faz.

É exatamente por causa dessa total incapacidade do ser humano em alcançar a perfeição da Lei por seu esforço pessoal que Jesus foi enviado como o substituto de toda a humanidade no cumprimento da Lei divina e Ele próprio o afirma, dizendo que não viera para revogar a Lei, mas para cumpri-la (veja Mateu 5:17-18).
Ele fez o que nenhum ser humano decaído em pecado poderia fazer: cumprir a Lei divina com perfeição.
E, como profetizou Isaías 700 anos antes da crucificação, a justiça da Lei de Deus tinha de ser totalmente satisfeita:

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si;
e nĂłs o reputĂĄvamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressÔes, e moído por causa das nossas iniquidades;
o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nĂłs andĂĄvamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho;
mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nĂłs todos.

(IsaĂ­as 53:4-6 – ACF)

Cristo, tomando para si o que Ele não merecia (o castigo dos pecados), fez por nós o que não podemos (cumprir a Lei) e conquistou para nós o que não merecemos (a graça divina).
Desse modo, de servos ainda inferiores aos inĂșteis da breve parĂĄbola, Jesus nos tornou filhos de Deus, sendo ele prĂłprio o primogĂȘnito entre muitos irmĂŁos (vide Romanos 8:29).

NĂŁo hĂĄ qualquer mĂ©rito de nossa parte, pois nem mesmo nossa obrigação nĂłs cumprimos

Na eternidade, no entanto, adoraremos a Deus com perfeição, reinando junto com Cristo por toda a eternidade
 e tudo por mĂ©rito d’Ele, nĂŁo nosso.
Bendito seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nos Laços do Calvårio

Uma das obrigaçÔes dos cristãos seria meditar nas escrituras o tempo inteiro, porém vivemos em um tempo no qual as pessoas parecem incapazes de acompanhar sequer o desenvolvimento de um raciocínio, quanto mais crer no porvir!
Tais personalidades rasas que apenas se satisfazem com soluçÔes imediatas, são apenas mais um indício de que os tempos finais estão se configurando vez mais rapidamente e, antes que o Senhor volte como um ladrão na noite, é necessårio que o profetizado reinado do anticristo se consolide não apenas no Brasil, mas por todo o mundo!
Na fase 2023 d’O Pior evangelho decidi lançar mĂŁo de novos formatos na expectativa auxiliar a aumentar o alcance dos conteĂșdos relacionados Ă s Escrituras — stories, vĂ­deos, textos mais curtos, autores convidados
 — e essa publicação, onde tomei a liberdade de realizar revisĂŁo e ilustração, Ă© parte desse projeto.
Obrigado por ter lido até aqui.
Continuo necessitando de toda colaboração possĂ­vel: comentĂĄrios, compartilhamentos e reaçÔes ajudam a divulgar este conteĂșdo que foi integralmente produzido na intenção de colaborar para a edificação do Corpo de Cristo no mundo.

Tenho vergonha de pedir.
Odeio incomodar os leitores e passei o ano de 2023 inteiro apenas publicando comentĂĄrios, como os acima, em letras castanhas sem qualquer pretensĂŁo de ser incisivo em meus pedidos. Fiz isso porque ainda depositava uma pequena parcela de credibilidade na justiça e aguardava que ela, diante de minha incontestĂĄvel deficiĂȘncia, intimasse a seguradora a honrar o seguro funcional que me vendeu.
SĂł que deu tudo errado e nem os mais altos graus dos juĂ­zes deste paĂ­s recusam suborno!

De sĂșbito, fui lançado numa situação de extrema necessidade financeira e tanto os links imediatamente acima quanto o vĂ­deo ao lado podem esclarecer o nĂ­vel de desespero que me acomete e me traz a publicar esse apelo ao final da maioria de minhas publicaçÔes.

Peço perdĂŁo pelo incĂŽmodo, mas peço que, por favor, assista e ajude nĂŁo apenas a manter esse site, mas tambĂ©m o prĂłprio editor e sua famĂ­lia, com vida e saĂșde: eu realmente sentiria muita vergonha de expor tudo isso se nĂŁo fosse a mais pura realidade.

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Parafraseando o apóstolo Paulo em Efésios 6:23-24, que a graça e a paz sejam conosco, todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade, hoje e para todo o sempre!

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