TeĆ³philo, O Fracassado

E Sem Grandes Expectativas A Meu PrĆ³prio Respeitoā€¦

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Gostaria de dizer que meu nome Ć© TeĆ³philo Noturnoā€¦
Mas se minha intenĆ§Ć£o Ć© ser completamente sincero nessa apresentaĆ§Ć£o, talvez eu deva comeƧar assumindo que, sob uma perspectiva evangĆ©lica moderna, nĆ£o passo do mais completo e retumbante fracasso!
Para essa gente que se sente compelida a seguir apenas os “grandes ganhadores de almas”, jĆ” comeƧo admitindo que nunca, em oportunidade alguma, fui capaz de ganhar uma alma sequerā€¦ nenhuma!

Atordoante isso, nĆ£o?
Mas talvez seja melhor oferecer uma explicaĆ§Ć£o e nada melhor que, para isso, citar as palavras do prĆ³prio Senhor Jesus Cristo?

Todavia digo-vos a verdade, que vos convĆ©m que eu vĆ”; porque, se eu nĆ£o for, o Consolador nĆ£o virĆ” a vĆ³s; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerƔ o mundo do pecado, e da justiƧa e do juƭzo.
Do pecado, porque nĆ£o creem em mim;
Da justiƧa, porque vou para meu Pai, e nĆ£o me vereis mais;
E do juĆ­zo, porque o prĆ­ncipe deste mundo jĆ” estĆ” julgado.

(JoĆ£o 16:7-11)

Ora, o que Ć© “ganhar almas” se nĆ£o justamente convencĆŖ-las do pecado, da justiƧa e do juĆ­zo?
Sabendo que o “Consolador” Ć© uma referĆŖncia direta ao EspĆ­rito Santo, como ousa vocĆŖ querer confrontar as palavras do Senhor e alegar que algum homem foi capaz de executar uma tarefa prĆ³pria e exclusiva daquele que nos foi dado apenas apĆ³s a subida d’Ele?
Mesmo o apĆ³stolo Paulo, o Ćŗnico autor bĆ­blico a relacionar o termo “ganhar” a diversos tipos de pessoas, faz questĆ£o de esclarecer seu papel:

Porque, se anuncio o evangelho, nĆ£o tenho de que me gloriar, pois me Ć© imposta essa obrigaĆ§Ć£o;
e ai de mim, se nĆ£o anunciar o evangelho!
E por isso, se o faƧo de boa mente, terei prĆŖmio;

mas, se de mĆ” vontade, apenas uma dispensaĆ§Ć£o me Ć© confiada.

(1 CorĆ­ntios 9:16-17)

EntĆ£o, se muitos conseguem ver no prosseguimento desse texto alguma possibilidade de Paulo estar “ganhando almas”, talvez devessem experimentar substituir esse termo por “ganhar a atenĆ§Ć£o” ou atĆ© “ganhar a confianƧa” a cada um dos exemplos enumerados, isto porque Paulo diz, sim, ter ganho a oportunidade de pregar o evangelho para servos, judeus, fracos… mas em momento algum sugere que todos aqueles a quem pregou se converteram: alĆ©m disso ser um trabalho exclusivo do EspĆ­rito Santo, sĆ³ serĆ” eficaz naqueles a quem o Senhor marcou para tal.

Logo, qualquer criatura que ouse ostentar o tĆ­tulo de “ganhador de almas” nĆ£o passa de alguĆ©m consumido pela vaidade ou idolatrado por aqueles que o identificam dessa forma.

NĆ£o seja duro dessa forma! ā€” poderĆ£o dizer alguns ā€” O modo com que alguns foram capacitados a pregar ou a escrever os torna, sim, ganhadores de almas, pois conseguem fazer que os pecadores enxerguem a mensagem de uma maneira mais agradĆ”vel, mais fĆ”cil de compreenderā€¦
Novamente, caro leitor, este Ć© um raciocĆ­nio enganoso e na BĆ­blia encontra-se registrada a Ćŗnica formula autĆŖntica para se alcanƧar a verdadeira fĆ©:

De sorte que a fƩ Ʃ pelo ouvir,
e o ouvir pela palavra de Deus.

(Romanos 10:17)

SĆ³ para fechar esse cĆ­rculo inicial de raciocĆ­nio, devemos lembrar novamente do que Paulo disse: AI DE MIM SE NƃO ANUNCIAR O EVANGELHO!
Ele era o derradeiro apĆ³stolo ā€” e esse papel foi extinto na atual configuraĆ§Ć£o do legĆ­timo Corpo de Cristo ā€” e nos deixou essa pĆ©trea correlaĆ§Ć£o direta entre o evangelho e a palavra de Deus!
Sabendo que nem ArmĆ­nio nem Calvino foram citados na Palavra e que a cada vez que me arrisco a anunciar o evangelho ā€” o faƧo tĆ£o cheio de temor e buscando prover tĆ£o farto “recheio” de puras e cronologicamente corretas referĆŖncias bĆ­blicas ā€” chego a ser considerado “chato” por minha didĆ”tica, constatei as seguintes liƧƵes:

  1. Quando repleto de entusiasmo e imbuĆ­do de uma intenĆ§Ć£o basicamente arminiana (convencer quem tiver livre arbĆ­trio) preparo uma mensagem “matadora” e ao final percebo que nem todos os presentes foram convencidos, vejo que o calvinismo e seu argumento de que alguns estĆ£o predestinados Ć  condenaĆ§Ć£o sĆ£o totalmente plausĆ­veis.
  2. Quando sem disposiĆ§Ć£o nem tempo e acossado por ser o Ćŗnico com algum conhecimento verdadeiramente bĆ­blico para tentar elucidar uma questĆ£o na qual sequer pretendia me envolver e ao final percebo que ainda assim foi despertado um genuĆ­no interesse pelos rudimentos do evangelho, novamente levo um solavanco por ter tentado escapar de ligar um potencial predestinado Ć  salvaĆ§Ć£o Ć  verdadeā€¦
  3. E, por fim, quando ainda tinha a coragem de passar por empresas eclesiĆ”sticas e muitas vezes perder tempo escutando discursos vazios da Palavra ā€” mas repletos de psicologia, autoajuda, promessas vazias, alegres dancinhas inĆ³cuas, vĆ£s repetiƧƵes, neurolinguĆ­stica, e manipulaĆ§Ć£o emocional (entre outras tantas e inimaginĆ”veis aberraƧƵes possĆ­veis) ā€”e capazes de fazer o pĆŗblico pular de suas cadeiras em busca de algo que qualquer um desejaria ter, mas que nunca foi, de fato, prometido por Deusā€¦ aĆ­ eu constatava que a porta larga estĆ” escancarada e Ć© cada vez mais bem sucedida e popular.

Foram, basicamente, essas as observaƧƵes que me permitiram concluir que eu, de fato, nunca cheguei nem perto de ganhar uma alma sequer para Jesus Cristoā€¦ isso sempre foi e sempre serĆ” obra exclusiva do EspĆ­rito Santo.

Porque jƔ o mistƩrio da injustiƧa opera;
somente hĆ” um que agora o retĆ©m atĆ© que do meio seja tiradoā€¦

(2 Tessalonicenses 2:7

Mas nem sĆ³ de fracasso foi construĆ­da minha carreira: tambĆ©m foi uma jornada repleta de erros e pretendo listar alguns assim que possĆ­vel.
NĆ£o perca!

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