EspĆ­ritos em RebeliĆ£o: A Causa

Dois Sujeitos Com Muitas CaracterĆ­sticas Em Comum

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Em relaĆ§Ć£o Ć  BĆ­blia, nĆ£o sou entusiasta das versƵes NVI ou NTLH, mas para a compreensĆ£o do trecho a seguir acho que uma mesclagem delas com a ACF e a KJA:

Homem mortal, erga um lamento sobre o rei de Tiro e diga-lhe:
Assim diz o Soberano Senhor:
VocĆŖ era um exemplo de perfeiĆ§Ć£o. Como era sĆ”bio e simpĆ”tico!
VocĆŖ estava no Ɖden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sĆ”rdio, topĆ”zio e diamante, berilo, Ć“nix e jaspe, safira, carbĆŗnculo e esmeralda. Seus engastes e guarniƧƵes eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que vocĆŖ foi criado.
VocĆŖ foi ungido como um querubim guardiĆ£o,Ā com as asas abertas; afinal, foi precisamente para essa funĆ§Ć£o que Eu te designei.
Estiveste tambƩm no Monte Sagrado de Deus e caminhavas entre pedras resplandecentes.
Naquele tempo eras perfeito e irrepreensĆ­vel em teus sentimentos e atitudes,
desde o dia em que foste criado, atƩ que se observou malignidade em ti.
Por intermĆ©dio dos teus muitos negĆ³cios em toda a terra encheste teu coraĆ§Ć£o de arrogĆ¢ncia e brutalidade, e pecaste;
por este motivo Eu te lancei, profanado e humilhado, para longe do Monte Sagrado de Deus.
Eu mesmo te humilhei e expulsei, Ć³ querubim da guarda, do meio da glĆ³ria das pedras fulgurantes!
O teu coraĆ§Ć£o tornou-se altivo e soberbo por causa da tua impressionante formosura,
e corrompeste a tua sabedoria por conta do teu esplendor e da tua fama.
Por isso Eu te lancei Ć  terra;
diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

(Ezequiel 28:12-17)

VocĆŖ jĆ” experimentou ler o livro de Ezequiel?
Logo ali, no primeiro capĆ­tulo ele jĆ” joga uma descriĆ§Ć£o tĆ£o absolutamente complexa na cara do leitor que atĆ© mesmo eu ā€” modĆ©stia Ć  parte, longe de ser analfabeto funcional ā€” li umas dez vezes, em trĆŖs versƵes diferentes de BĆ­bliaā€¦ e confesso que ainda nĆ£o entendi direito o que sĆ£o ou como funcionam esses seres que sĆ³ no dĆ©cimo capĆ­tulo serĆ£o identificados como querubins: aparĆŖncia de homem com quatro rostos ā€” homem, leĆ£o, boi e Ć”guia! ā€” e quatro asas, pernas retas, plantas dos pĆ©s como de bezerra, corpos ardentes como brasas em fogo, rodas (com aros altos de fazer medo) teleguiadas e entrelaƧadas, uma para cada rostoā€¦ vai lĆ” ler porque eu parei!

Parei e fiquei aliviado que o Senhor Jesus Cristo tenha tomado sobre si toda a ritualĆ­stica sacrificial veterotestamentĆ”ria que aparece nesse livro ā€” sĆ³ a proposta, em Ezequiel 4:9, de passar trezentos e noventa dias comendo pĆ£o de feijĆ£o (e outros cereais) defumado em fezes humanas jĆ” me fez ter certeza de que sou fraco demais pra ser profeta!

IncompetĆŖncias Ć  parte, meu desejo Ć© destacar que toda essa complexidade relatada (nos capĆ­tulos primeiro e dĆ©cimo) trata de aparĆŖncia e poderes dos querubins “normais”: sou levado a crer que esse “querubim ungido guardiĆ£o” era dotado com ainda mais atributos que elesā€¦ e, paradoxo dos paradoxos, dispor de tantas vantagens acabou sendo extremamente desvantajoso!

Devemos tomar muito cuidado para nĆ£o entender o recado da passagem acima de forma “embolada”: Ć© certo que o ser humano limitado e finito que reinava sobre Tiro nĆ£o esteve no Ɖden, nĆ£o foi ungido querubim guardiĆ£o nem andou no Monte Sagrado de Deus, mas por conta de seu comportamento parecido, a mensagem que recebe estĆ” repleta de alusƵes diretas a SatanĆ”s!
Justamente por isso prefiro nem ficar considerando a referĆŖncia aos negĆ³cios, mas vinculando a desgraƧa ao surgimento, por tĆ£o grandes sucessos, da arrogĆ¢ncia e da brutalidade no coraĆ§Ć£oā€¦ de ambos!
Abandonando o rei de Tiro daqui pra frente, hĆ” uma passagem neotestamentĆ”ria que evidencia a razĆ£o central do surgimento do Diabo:

O bispo nĆ£o deve ser alguĆ©m convertido hĆ” pouco tempo;
se for, ele ficarĆ” cheio de orgulho e serĆ” condenado como o Diabo foi.

(1 TimĆ³teo 3:6)

O poder corrompe.
NĆ£o apenas os homenzinhos que se deslumbram com poderes de influĆŖncia em qualquer setor que pudermos imaginar, mas atĆ© mesmo “o exemplo da perfeiĆ§Ć£o” sucumbiu, seduzido, em si prĆ³prio:

Como caĆ­ste desde o cĆ©u, Ć³ LĆŗcifer, filho da alva!
Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as naƧƵes!
E tu dizias no teu coraĆ§Ć£o:
Eu subirei ao cƩu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono,
e no monte da congregaĆ§Ć£o me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao AltĆ­ssimo.
E contudo levado serƔs ao inferno,
ao mais profundo do abismo.

(IsaĆ­as 14:12-15)

Ɖ a vaidade a fonte de todos os outros pecados?
Enquanto leio a passagem acima, nĆ£o consigo deixar de pensar em Paulo nos revelando como nĆ£o caiu em tentaĆ§Ć£o parecida:

De alguĆ©m assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo nĆ£o me gloriarei, senĆ£o nas minhas fraquezas.
Porque, se quiser gloriar-me, nĆ£o serei nĆ©scio, porque direi a verdade;
mas deixo isto, para que ninguĆ©m cuide de mim mais do que em mim vĆŖ ou de mim ouve.
E, para que nĆ£o me exaltasse pela excelĆŖncia das revelaƧƵes, foi-me dado um espinho na carne,
a saber, um mensageiro de SatanĆ”s para me esbofetear, a fim de nĆ£o me exaltar.
Acerca do qual trĆŖs vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me:
A minha graƧa te basta, porque o meu poder se aperfeiƧoa na fraqueza.
De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas,
para que em mim habite o poder de Cristo.

(2 CorĆ­ntios 12:5-9)

JĆ” SatanĆ”s, ao contrĆ”rio do exemplo registrado pelo apĆ³stolo derradeiro, nĆ£o apenas se envaideceu, mas, sem esquecer que anjos nĆ£o sĆ£o bobos nem fracos, acabou convencendo um terƧo da populaĆ§Ć£o angelical (como vimos na publicaĆ§Ć£o anterior) a segui-lo em sua rebeliĆ£o: antes de pregar a estupidez socialista dos “direitos iguais” para Eva, o Diabo pregou a si mesmo esse enganoā€¦ e creu!
E caiu.

O SEGUNDO IMPACTO

E foi precipitado o grande dragĆ£o, a antiga serpente, chamada o Diabo, e SatanĆ”s,
que engana todo o mundo;
ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lanƧados com ele.
E ouvi uma grande voz no cƩu, que dizia:
Agora Ć© chegada a salvaĆ§Ć£o, e a forƧa, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo;
porque jĆ” o acusador de nossos irmĆ£os Ć© derrubado,
o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

(Apocalipse 12:9-10)

Tolos sĆ£o os que, sem buscar na Palavra, saem repetindo em prosa e verso que SatanĆ”s e seus demĆ“nios nĆ£o tĆŖm acesso a algum lugar fĆ­sico, particularmente Ć s empresas eclesiĆ”sticas: se atĆ© diante de Deus o inimigo vai, nĆ£o serĆ£o paredes, portas ou janelas a impedi-lo!

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR,
veio tambƩm SatanƔs entre eles.
EntĆ£o o SENHOR disse a SatanĆ”s: Donde vens?
E SatanƔs respondeu ao SENHOR, e disse:
De rodear a terra, e passear por ela.

(JĆ³ 1:6-7)

Lembrando que, segundo o profeta Ezequiel, querubins podem se mover “como o clarĆ£o de um relĆ¢mpago” (velocidade da luz, que Ć© de 299.792.458 metros por segundo), podemos dizer que ele seria capaz de dar sete voltas completas pela terra inteira num piscar de olhosā€¦ porĆ©m a BĆ­blia nĆ£o nos diz se a velocidade de raciocĆ­nio dos espĆ­ritos seria equivalente a isso.
PorĆ©m SatanĆ”s nĆ£o caiu sozinho: trouxe consigo seus milhares, senĆ£o milhƵes, de anjos e a rĆ­gida estrutura hierĆ”rquica sob a qual foram criados todos os espĆ­ritos: por isso o Ćŗnico lugar ao qual essa legiĆ£o nĆ£o tem acesso livre e diretoā€¦ Ć© ao que se pensa!
Volto a falar disso numa prĆ³xima postagem.

AgradeƧo de todo meu coraĆ§Ć£o a quem, entendendo que o emprĆ©stimo contraĆ­do (ao qual me referi na Ćŗltima postagem) hĆ” de voltar com juros e correĆ§Ć£o dentro em breve, enviou sincera colaboraĆ§Ć£o a este servo do Senhor que vos escreve: oro ao Senhor para que, no tempo correto e na medida multiplicada, retribua a bondade realizada da forma mais adequada: seja atravĆ©s de livramentos ou de diversas bĆŖnĆ§Ć£os possĆ­veis.
Continuo precisando e aceitando doaƧƵes.

Desejando colaborar financeiramente com qualquer valor, minha chave PIX principal Ć© teophilonoturno@gmail.com e essa imagem Ć© do meu QR code: meu nome Ć© Geovane IgnĆ”cio de Souza, o trecho do CPF a aparecer deve ser o “927.157” e a instituiĆ§Ć£o financeira Ć© o Nubank.

Iniciei um projeto profissional numa empresa recĆ©m-inaugurada e, obviamente, ainda nĆ£o alcancei o sucesso financeiro, por isso peƧo que considere a possibilidade de, atravĆ©s do Paypal, colaborar mensalmente com, pelo menos, R$ 30,00.
Atualmente tenho apenas um colaborador (ao qual sou extremamente grato), mas se 40 pessoas se propusessem a ajudar com esse valor mƭnimo, ao menos os gastos com energia elƩtrica e internet seriam cobertos.

Por mais que queira, destaco que nĆ£o tenho em mim mesmo a menor capacidade de forƧar o Pai a te abenƧoar por causa disso, mas oro a Ele pedindo para que, no tempo correto e na medida multiplicada, retribua a bondade realizada da forma mais adequada: seja atravĆ©s de livramentos ou de diversas bĆŖnĆ§Ć£os possĆ­veis.

Por hoje, quero encerrar lembrando que, nĆ£o muito tempo apĆ³s a primeira queda, houve um segundo impacto: a existĆŖncia do inimigo tem sua estrutura completamente montada sobre inveja, mentiras, deturpaƧƵes, fraudes (inclusive eleitoraisā€¦), golpes, rebeliƵes, assassinatosā€¦
Assim como ele prĆ³prio quis tomar o lugar do Senhor Deus, nada lhe custou tentar influenciar a fraca humanidade a incorrer no mesmo erro: se com todas as suas qualidades naturais e sobrenaturais acabou fracassando, certamente sabia que a tentativa dos seres humanos seria frustrada e serviria apenas para lhes imputar sofrimento.
A questĆ£o Ć© que enquanto SatanĆ”s inventou, semeou, cultivou e colheu o pecado em si prĆ³prio, Deus sabia que o ser humano sofreu influĆŖncia do Diabo para a execuĆ§Ć£o de seu primeiro pecado e, por isso, usou de um modelo diferente de puniĆ§Ć£o.
Como nosso foco nessa sĆ©rie sĆ£o os espĆ­ritos, apresento abaixo a outra puniĆ§Ć£o imposta a SatanĆ”s nĆ£o muito tempo apĆ³s a queda:

EntĆ£o o SENHOR Deus disse Ć  serpente:
Porquanto fizeste isto, maldita serƔs mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo;
sobre o teu ventre andarĆ”s, e pĆ³ comerĆ”s todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher,
e entre a tua semente e a sua semente;
esta te ferirƔ a cabeƧa,
e tu lhe ferirƔs o calcanhar.

(GĆŖnesis 3:14-15)

Agora volte Ć  passagem de abertura e leia as duas Ćŗltimas linhas, pois nosso prĆ³ximo passo serĆ” baseado nelas.

Aqui quem escreve Ć© o velho TeĆ³philo Noturno e prossigo, contra todas as adversidades, com meus informes atualizados e consolidados, tentando alcanƧar unidades desorientadas e atĆ©, talvez, atualmente sob domĆ­nio do inimigo.
Ao conteĆŗdo que produzo chamo d’O Pior Evangelho do Mundo e, sempre que possĆ­vel, tento lanƧar novidades Ć s 19:00h de terƧas e quintas: sei bem que em mim nĆ£o hĆ” valor algum, por isso dedico meu tempo a pesquisar e escrever, sempre tentando comparar tudo Ć s Escrituras: o que de graƧa recebi, de graƧa tambĆ©m compartilhoā€¦

Parafraseando o apĆ³stolo Paulo em EfĆ©sios 6:23-24, que a graƧa e a paz sejam conosco, todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade, hoje e para todo o sempre!

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